Um novo tempo para São Paulo

São Paulo vive hoje um novo tempo. Após um ano e meio de enfrentamento da pandemia da Covid-19, a vacinação em massa se mostrou, conforme defendido desde sempre pelo Governador João Doria, eficaz para salvar vidas e controlar a pandemia e, finalmente, pudemos abrir as portas das nossas casas, comércios e empresas. Com a volta das escolas, do trabalho e da vida social e cultural, os brasileiros de São Paulo puderam, finalmente, retomar também a esperança de dias melhores. E têm motivos para isso. Graças ao trabalho dedicado, planejado e estruturado do Governo de São Paulo, sob o comando do governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia, o estado manteve crescimento real em 2020, na contramão do Brasil e de indicadores internacionais, e prevê crescer ainda mais em 2021, chegando a 7,5%. Para este biênio, o Governo Doria planeja fazer investimentos recordes de R$ 50 bilhões, o que na prática significa incentivar emprego e renda para os paulistas. Serão cerca de 8 mil obras em andamento, iniciadas em 2021 e em 2022, gerando mais de 200 mil empregos, dinheiro na veia da economia e comida na mesa das famílias paulistas. 

A capacidade de investimento de São Paulo está ajudando não apenas a movimentar a economia, mas a resolver problemas históricos das cidades. Por meio de inúmeros programas desenvolvidos conjuntamente com as administrações municipais, como o Programa Parcerias Municipais, Nossa Rua, Desenvolve Municípios , SP+Consórcios, entre outros, o Governo do Estado está auxiliando as cidades na transformação para melhor do padrão de vida de seus habitantes e elevando o estado a um patamar superior de desenvolvimento humano e econômico. E não apenas isso. São Paulo não deixou para trás os mais vulneráveis e impactados pelos efeitos da pandemia na economia. Implementou políticas públicas voltadas a auxiliar as famílias, como o Bolsa do Povo e o Vale Gás, e também empresas e empreendedores, com o Retoma SP, iniciativa que leva a todas as regiões do estado programas para impulsionar a economia como o Linha Nome Limpo, destinada a empresários que se endividaram durante a pandemia.

Este resultado não é fruto do acaso, mas de um plano de ação iniciado no primeiro dia de governo, que contou com a atuação firme e corajosa do governador João Doria no enfrentamento de questões históricas da gestão. Com a reforma da previdência estadual e a modernização administrativa iniciadas ainda no primeiro ano de governo, foi possível sanear as contas públicas e planejar de maneira estratégica os investimentos. Estratégia também é a palavra que define os programas de desenvolvimento regional como o Vale do Futuro, o Viva o Vale e o Pontal 2030. Com foco na melhoria dos índices de Desenvolvimento Humano, essas iniciativas permitem avaliar as demandas e a vocação econômica das respectivas regiões e implementar políticas públicas multissetoriais com ações de curto, médio e longo prazo. 

É com este estado em foco esperamos percorrer o ano de 2022 certos de que, ao chegar dezembro, teremos dado um grande passo, nos colocando ainda mais perto do São Paulo que tanto almejamos.

Marco Vinholi 

Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo

compartilhe

publicidade