Serrana recebe teste inédito de vacinação em massa

Megaoperação deve imunizar 30 mil moradores com vacina do Butantan e medir redução de contágio do coronavírus

O Governador João Doria deu início a uma megaoperação inédita de vacinação em massa para medir a redução do contágio do coronavírus em uma população. A ação ocorre no município de Serrana, na região de Ribeirão Preto. Cerca de 30 mil moradores com idade acima de 18 anos receberão a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica Sinovac.

“Serrana entra para a história da ciência mundial. Esse é o primeiro estudo no mundo de imunização plena de uma comunidade, de uma cidade com 30 mil pessoas que serão vacinadas. Foram separadas 60 mil doses para esse estudo, o que não implica em dedução do compromisso do Instituto Butantan e do Governo de São Paulo para entrega de 100 milhões de doses da vacina do Butantan ao Governo Federal”, disse o Governador.

A iniciativa segue moldes de pesquisa clínica e permite estudar a eficiência da vacina na diminuição da transmissibilidade do coronavírus. A eficácia e a segurança do imunizante já foram comprovadas no segundo semestre de 2020, em estudo com 12,5 mil voluntários em 16 centros de pesquisa brasileiros.

O município de Serrana foi escolhido por apresentar alto índice de casos, entre outros fatores. O objetivo será estudar o impacto epidemiológico da vacinação em uma população adulta como forma de conter a pandemia.

A vacina será aplicada somente em moradores voluntários, com intervalo de quatro semanas entre as duas doses. A cidade foi dividida em 25 áreas que formam quatro grandes grupos populacionais identificados pelas cores verde, amarela, azul e cinza. Os moradores do grupo verde serão os primeiros a receber o imunizante.

Os voluntários serão vacinados em datas previamente agendadas. O estudo fará uma série de comparações entre cada grupo antes e depois da vacinação. Após a primeira leva de imunização, as demais estão previstas para até 14 de março.

Somente moradores de Serrana devidamente cadastrados poderão participar da pesquisa clínica. Menores de 18 anos, mulheres grávidas ou que estão amamentando e pessoas que tiveram febre nas 72 horas anteriores não irão receber a vacina.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

O primeiro grupo (verde) já foi vacinado de 17 a 21 de fevereiro. Os outros dois grupos restantes, cinza e azul, receberão a primeira dose até 14 de março.

1ª região (verde): 17 a 21 de fevereiro

2ª região (amarelo): 24 a 28 de fevereiro

3ª região (cinza): 3 a 7 de março

4ª região (azul): 10 a 14 de março

A segunda dose começará a ser aplicada entre o 21º e o 30º dia após a primeira.

Projeto ‘S’

Com resultados previstos para maio, o estudo quer identificar a eficiência da CoronaVac em frear a transmissão da Covid-19 em um universo coletivo, além de descobrir se o imunizante é capaz de diminuir casos graves, internações e mortes em uma cidade. Os pesquisadores também buscam o tempo que Serrana vai demorar em atingir a chamada imunidade de rebanho.

compartilhe

publicidade