Prefeituras na era digital: a tecnologia à serviço da gestão pública

De sistemas de informações a redes sociais, as prefeituras têm contato com um governo transparente e inovador

Seja nas plataformas digitais, redes sociais ou até mesmo nos sistemas internos de computação, a tecnologia tem sido uma grande aliada das prefeituras nos dias de hoje. O que antes demorava dias para chegar até a população, agora leva minutos. Ter acesso à informação de maneira rápida, é essencial para um governo transparente em tempos de uma era digital.

O sistema de Tecnologia de Informação, por exemplo, juntamente com uma gestão profissional, auxilia na tomada de decisão, organização, otimização de tempo, entre outros aspectos, além de acompanhar melhor o desenvolvimento das sociedades, que fluem para um mundo cada vez mais digital.

Recentemente, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, investiu no desenvolvimento de sistemas digitais para aperfeiçoar os processos administrativos, acompanhar os serviços executados, garantir transparência e dar prioridade ao atendimento das solicitações do cidadão.

O uso de tecnologia foi aplicado em áreas como zeladoria; monitoramento do pavimento, redes de infraestrutura, piscinões e túneis; fiscalização e comércio ambulante. Esse investimento possibilitou que a administração aplique melhor os recursos e desburocratize serviços importantes para o funcionamento da cidade. Isso contribui para a implementação de uma nova filosofia de gestão baseada em resultados, qualidade e produtividade.

Além disso, hoje em dia muitas prefeituras têm contado até com os serviços de telemedicina, onde, em tempos de corona vírus, por exemplo, o aparelho celular e o sistema aproximam um familiar de uma pessoa internada.

Tô Legal!

E falando em tecnologia aliada ao cidadão, o  “Tô Legal!” foi desenvolvido para levar dignidade e segurança para quem deseja trabalhar nas ruas, dentro da legalidade. O sistema online fornece autorização temporária para o comerciante e permite que ele atue em diversos pontos da cidade por um período de, no máximo, 90 dias. Este documento é inédito em São Paulo.

Além disso, TPUs para valet; mesas, cadeiras e toldos; bicicletas compartilhadas e patinetes elétricos compartilhados podem ser solicitados e aprovados pela plataforma, sem a necessidade de o munícipe se dirigir a uma subprefeitura. No momento, esta função está suspensa temporariamente devido à quarentena pelo coronavírus.

O sistema mudou a forma com que a Prefeitura de São Paulo atua na presença dos vendedores de rua. Todos os comerciantes cadastrados são georreferenciados e acompanhados pela administração pública e, pelo Tô Legal!, é possível conter informações como localização, tipo do comércio e vigência da autorização. Até o momento, a site recebeu mais de 22 milhões de páginas visitadas e foram emitidas cerca de 18 mil autorizações.

REDES SOCIAIS X PREFEITURAS

Hoje vemos prefeitos muito mais próximos de sua população através das redes sociais. Um governo transparente e imediato. Dia a dia, serviços, utilidade pública, prestação de contas e muito mais; a um clique do cidadão.

Um exemplo disso, é o trabalho desenvolvido pela prefeita de Pres. Venceslau, interior do estado. Aos 33 anos, Bárbara Vilches além de ser uma prefeita jovem e conectada, é comunicativa e usa diariamente as redes sociais a favor do cidadão.

“É muito importante as prefeituras estarem na internet e na rede social, pois além de ser um meio sem custo para as prefeituras, é uma maneira da gente atingir todo tipo de público. Muitas vezes o munícipe não vem até à prefeitura, mas a prefeitura vai até ele”.

Bárbara Vilches

E acrescenta: “Eu sou uma prefeita que usa 100% a rede social para publicar minha rotina de trabalho, um hábito que se iniciou durante a campanha e permaneceu, pois as pessoas realmente acompanham e ficam mais próximas.”

E em tempos de pandemia, Covid-19, ficar bem informado e conectado é mais que essencial. Estamos na era digital, de informação, serviço e responsabilidade.

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