Georrefenciamento

tecnologia aliada às ações da Prefeitura de Presidente Prudente

Cada vez mais se ouve falar em Smart Cities, em tradução livre, Cidades Inteligentes. Afinal, o que são? Essas, são aquelas que usam a tecnologia em prol do bem-estar dos moradores. Seguindo essa linha, Presidente Prudente caminha no rumo do fomento da tecnologia e inovação. 

Prova disso, é que uma das tecnologias mais utilizadas pelo Governo de Presidente Prudente é o georreferenciamento. No site www.prudentedigitial.com.br, é possível conferir as diferentes iniciativas georreferenciadas do município. Entre elas, todos os pontos com quiosques públicos que oferecem sinal gratuito de internet, bem como os mapas onde houve registros de casos de dengue e leishmaniose, e até mesmo de aparecimento de escorpião.

Ainda entre as ações, o Governo ostenta o sistema de georreferenciamento de vagas no Sistema Municipal de Ensino. Desenvolvido pelas secretarias municipais de Tecnologia da Informação (Setec) e Educação (Seduc), o software ajudou a Administração a zerar a fila por espera em creches, o que fez com que o Município ganhasse destaque na imprensa nacional e fosse premiado pelo Instituto Smart City Business America, em 2018.

A secretária de Educação de Prudente, Sônia Maria Pelegrini, conta que além de exibir a escola mais próxima da residência da criança, o sistema mostra a quantidade de salas que a unidade contém e metragem das mesmas. Segundo ela, isso determina o número de alunos que cabem no espaço e se há ou não vagas na escola. 

“Quando os pais e/ou responsáveis pelo aluno pleiteiam a vaga, já sabem as três escolas mais próximas e quais têm vagas. É uma ferramenta completa e que atende à legislação, que é fazer com que a criança estude na escola mais próxima de sua casa”, explica.

Sônia diz ainda que o software permite que o Governo enxergue quais os bairros a demanda por vagas está diminuindo e em quais está aumentando. “Assim, podemos fazer o gerenciamento melhor sobre onde ampliamos a escola e onde não devemos mais construir, o que nos dá segurança de planejamento e projeção bastante eficaz para o ano seguinte”, completa. 

Uma nova ferramenta do Governo Municipal também georreferenciada e ligada à educação, é o site www.edugeo.com.br/prudente. Neste, o munícipe, antes mesmo de pleitear uma vaga à criança em uma unidade escolar, pode consultar as três mais próximas de seu endereço e a lista dos documentos necessários para efetivar a matrícula. 

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação de Prudente, Rogério Marcus Alessi, o georreferenciamento é a melhor ferramenta de inteligência para ajudar os pais e/ou responsáveis a encontrarem a opção mais adequada à criança no Sistema Municipal de Ensino. “O software permite ainda que procurem matricular os filhos de idades diferentes em uma mesma escola, haja vista que algumas atendem apenas o Ensino Infantil ou o Fundamental I. Assim, em algumas, é possível manter os irmãos numa mesma escola”, detalha.

Por fim, Alessi lembra que a zeladoria da Prefeitura também é georreferenciada, o que permite que serviços como ‘Tapa-Buracos’, podas em árvores, entre outros, sejam realizados na mesma microrregião na programação definida para o dia. 

“Isso otimiza o atendimento e aumenta a produtividade, pois a logística fica mais precisa. Dessa forma, podemos afirmar que o georreferenciamento tem sido uma ferramenta que auxilia a Administração a melhorar a prestação de serviços e a resolver os problemas da cidade de forma muito mais eficiente e menos onerosa. É uma ferramenta indispensável para que Prudente continue avançando em direção a uma Smart City”, conclui Alessi.

compartilhe

publicidade